O Ministério da Fazenda divulgou recentemente as diretrizes para a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2025, com base nos rendimentos de 2024. Essas informações foram publicadas no Diário Oficial da União e incluem o cronograma detalhado das datas em que os contribuintes poderão receber suas restituições.
O processo de restituição do IRPF segue uma ordem específica, levando em consideração tanto a data de envio da declaração quanto critérios de prioridade estabelecidos pela Receita Federal.
Entre os contribuintes, aqueles que entregam suas declarações mais cedo geralmente recebem suas restituições nos primeiros lotes. No entanto, erros ou omissões na declaração podem resultar em atrasos, fazendo com que o contribuinte receba a restituição apenas nos últimos lotes.
Além disso, grupos específicos, como idosos e professores, têm prioridade nos pagamentos, conforme detalhado pela Receita Federal.
Quem tem prioridade na restituição do IRPF?
A ordem de prioridade para a restituição do Imposto de Renda é bem definida. Em primeiro lugar, estão os idosos acima de 80 anos, seguidos por idosos entre 60 e 79 anos. Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou que possuam moléstia grave, também têm prioridade.
Além disso, aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério estão entre os primeiros a receber. Por fim, contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou optam por receber a restituição via PIX também têm preferência.
- Idosos acima de 80 anos
- Idosos entre 60 e 79 anos
- Contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou optam por receber via PIX
Quando acontecem os pagamentos das restituições?
O calendário de restituição do IRPF para 2025 está dividido em cinco lotes, com datas específicas para cada um. O primeiro lote está programado para 30 de maio, seguido pelo segundo lote em 30 de junho.
- 1º Lote: 30 de maio
- 2º Lote: 30 de junho
- 3º Lote: 31 de julho
- 4º Lote: 29 de agosto
- 5º Lote: 30 de setembro
Para aumentar as chances de receber a restituição do IRPF nos primeiros lotes, é fundamental enviar a declaração o mais cedo possível.