“Pura bomba”: 5 carros que você não deve comprar em 2025
Para quem está pensando em adquirir um veículo em 2024, é essencial estar atento aos modelos que passarão por atualizações significativas ou que estão prestes a sair de linha. Muitas marcas famosas estão redesenhando e reestilizando seus automóveis, o que pode tornar alguns veículos obsoletos em um curto prazo.
Portanto, investir em um carro que será remodelado pode não ser financeiramente viável, especialmente para quem planeja trocas frequentes de automóvel.
Muitas vezes, a chegada de uma nova geração ou uma reestilização drástica traz uma desvalorização imediata ao modelo anterior. Além disso, alguns veículos podem ser descontinuados, tornando-se uma opção ainda menos atrativa.
Entre as categorias de veículos que incluem picapes, SUVs e carros compactos, várias opções já têm data de mudança marcada ou correm o risco de deixar de ser fabricadas.
T-Cross 2024
O T-Cross é um SUV compacto que, desde seu lançamento, tem conquistado grande parte do mercado brasileiro. Contudo, 2024 trará a primeira reestilização para este modelo.
Uma atualização planejada para maio inclui novos para-choques, uma inovadora barra luminosa na grade frontal, além de melhorias no interior como atualizações na central multimídia. Embora os motores continuem os mesmos da família TSI, compradores devem considerar que as mudanças estéticas podem depreciar as versões atuais.
Picape média da Chevrolet
A Chevrolet já promoveu uma prévia das alterações na sua popular picape média. Mesmo enquanto versões com desenho antigo ainda são vendidas, a nova versão revolucionou o design do capô, caixas de roda, e grade frontal.
Além disso, o conjunto ótico agora possui luzes full LED e a tampa da caçamba recebeu um sistema de alívio de peso, tornando-a mais prática. O modelo também exibirá o nome “Chevrolet” em letras de baixo relevo, uma mudança significativa para os aficionados pela marca.
Peugeot 208
O Peugeot 208 é outro carro cujo design passará por mudanças notáveis neste ano. Inspirado no modelo europeu, os faróis agora contarão com luzes de LED, complementadas por luzes diurnas em formato de presas, distribuídas nos para-choques.
Antigamente equipado com motor 1.6, a expectativa é que a reestilização adote exclusivamente motores 1.0, mantendo-se competitivo em eficiência energética. Estas modificações oferecem um apelo modernizado, mas também alertam sobre a compra de antigos modelos nessa faixa de preço.
Mini Cooper
O Mini Cooper seguirá evoluções dramáticas, principalmente no interior. Com um novo painel bicolor e uma tela central OLED redonda de 24 cm, o design busca redefinir a experiência de direção sem perder a identidade da marca.
Do ponto de vista mecânico, enquanto os modelos a combustão oferecem motores turbinados, as versões elétricas visam uma autonomia maior do que os 161 km atualmente disponíveis. Isso deixa claro que, apesar das drásticas melhorias, o Mini Cooper de 2024 é um modelo pensado para um futuro sustentável.
SUVs compactos
A Toyota, conhecida por suas soluções práticas, planeja trazer um novo SUV compacto ao mercado em 2024. Baseado na plataforma mais moderna do Yaris Cross, o veículo promete inovações mecânicas, incluindo um novo sistema de motorização híbrida.
Em contrapartida, os atuais modelos da marca, ainda que sejam opções racionais, podem se tornar rapidamente ultrapassados assim que as novas opções forem introduzidas.