Recebe o Bolsa Família? Saiba quanto você irá pagar de INSS em 2025
Um aspecto que gera dúvidas entre os beneficiários do Bolsa Família é a possibilidade de contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enquanto se recebe o benefício.
De modo geral, o recebimento do Bolsa Família não impede que os beneficiários contribuam para o INSS, garantindo assim seu direito à seguridade social.
Além disso, muitos questionam se o pagamento ao INSS pode causar a perda do Bolsa Família. Na prática, é possível contribuir e ainda manter o benefício, desde que algumas condições sejam respeitadas.
Quem deve contribuir para o INSS?
A contribuição ao INSS é obrigatória para trabalhadores formais e autônomos que geram renda mensal. Além desses, pessoas cadastradas no Bolsa Família também podem contribuir de forma voluntária.
Embora não haja obrigatoriedade, aqueles que optam pela contribuição ganham acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, garantindo uma proteção financeira a longo prazo.
Aqueles que não têm atividade remunerada formal, como donas de casa e estudantes, podem contribuir na categoria de segurados facultativos. Essa categoria se aplica às pessoas que não possuem renda, mas desejam garantir um respaldo previdenciário.
Quem recebe Bolsa Família pode ser segurado do INSS?
Sim, beneficiários do Bolsa Família podem contribuir para o INSS sem perder o auxílio. Existe a modalidade de Segurado Facultativo de Baixa Renda, específica para pessoas com este perfil.
Para se enquadrar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), não possuir outra fonte de renda além do Bolsa Família e ter uma renda familiar de até dois salários mínimos, desconsiderando o valor do auxílio.
Quanto custa contribuir para o INSS como beneficiário do Bolsa Família?
Para aqueles que se enquadram como Segurado Facultativo de Baixa Renda, a contribuição é de 5% do salário mínimo.
Para 2025, até o momento, o salário mínimo está previsto para ser de R$ 1.509, de acordo com o Governo Federal, essa contribuição equivalerá a R$ 75,45 mensais. Com este valor, o contribuinte tem direito a benefícios como aposentadoria por idade, salário-maternidade e auxílio-doença.
Como efetuar o pagamento do INSS recebendo Bolsa Família?
É necessário emitir a Guia da Previdência Social (GPS), que pode ser feita online no portal Meu INSS. Este procedimento assegura que o beneficiário continue dentro das normas exigidas pelo programa, sem comprometer o recebimento do Bolsa Família.
É uma maneira prática de garantir benefícios sociais futuros enquanto se mantém protegido financeiramente no presente.