Bolsa Família ANTES da hora: veja quem irá receber antecipado em novembro
Nos últimos meses, várias cidades do Brasil enfrentaram situações adversas devido à seca e à estiagem. Diante disso, o Governo Federal tomou medidas emergenciais para mitigar os impactos econômicos e sociais sobre a população afetada.
Uma das iniciativas mais significativas é a antecipação do pagamento do Bolsa Família para beneficiários residentes em áreas identificadas como em estado de emergência.
Três portarias do governo foram divulgadas, incluindo diversas cidades do norte e nordeste do Brasil na lista de situações emergenciais. As regiões estão distribuídas por estados como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todos enfrentando condições climáticas adversas.
Como a antecipação do Bolsa Família auxilia as famílias?
Ao antecipar o pagamento do programa, o governo facilita o acesso imediato a recursos essenciais que podem ser utilizados para sanar necessidades básicas em um cenário adverso.
Para que a antecipação do pagamento aconteça, é necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) reconheça formalmente a situação de emergência das cidades.
Esta medida já se mostrou eficaz em situações passadas, como quando chuvas intensas no Rio Grande do Sul também resultaram em antecipações de pagamentos.
Quais cidades estão na lista de situação de emergência?
O número de municípios que estão em situação de emergência vem aumentando à medida que o governo publica novas portarias.
Por exemplo, a Portaria 3.583/2024 reconheceu a situação de emergência em cidades como Bom Jesus da Serra e Guajeru na Bahia e Casserengue e Curral Velho na Paraíba, todas devido à estiagem.
Os habitantes de cidades como Gravatá em Pernambuco e Equador no Rio Grande do Norte estão entre os que também se beneficiam desta antecipação, ajudando-os a superar os desafios impostos pelo clima.
Calendário do Bolsa Família em novembro
O cronograma da liberação das parcelas do Bolsa Família para novembro está planejado para começar no dia 14, com a antecipação acontecendo, permitindo que as famílias dessas cidades em situação crítica recebam o benefício independentemente do número final do NIS. Veja as datas:
- 14 de novembro: NIS final 1
- 18 de novembro: NIS final 2
- 19 de novembro: NIS final 3
- 21 de novembro: NIS final 4
- 22 de novembro: NIS final 5
- 25 de novembro: NIS final 6
- 26 de novembro: NIS final 7
- 27 de novembro: NIS final 8
- 28 de novembro: NIS final 9
- 29 de novembro: NIS final 0
Impactos das medidas nos estados brasileiros
Em outubro, já haviam sido incluídas 830 cidades em situação adversa similar. As medidas são ajustadas conforme as condições climáticas mudam, assegurando que o auxílio seja distribuído de forma eficaz.
Esta iniciativa não só proporciona um alívio financeiro imediato para milhares de famílias, mas também estabelece um precedente para a implementação de ações rápidas e coordenadas em resposta a futuros desastres naturais.