Meu NIS será alterado no Bolsa Família com a atualização do CadÚnico?
Neste ano, existe uma atenção especial em relação ao CadÚnico (Cadastro Único), uma ferramenta essencial para a gestão de benefícios sociais.
A partir de informações atualizadas ou da confirmação de dados anteriores, é garantido o pagamento de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Muitas pessoas estão sendo convidadas a realizar essa atualização, mas é importante entender o que realmente está em jogo.
O CadÚnico é fundamental para identificar e quantificar famílias de baixa renda no Brasil. E é através da precisão dessas informações que o governo consegue direcionar os auxílios adequadamente.
É necessário atualizar os dados no CadÚnico para garantir que as famílias beneficiárias continuem a receber benefícios sociais. Se os dados estiverem desatualizados, existe o risco de perder o suporte financeiro.
Quais dados precisam ser atualizados?
A atualização requer informações detalhadas sobre vários aspectos da vida familiar, como:
- Composição familiar: quem faz parte da família (mãe, pai, padrasto ou madrasta, filhos e suas idades).
- Endereço atual.
- Renda familiar e origem dessa renda.
- Gastos mensais.
- Frequência escolar de crianças e jovens.
- Realização de pré-natal por gestantes.
- Situação das pessoas com deficiência que recebem o BPC, incluindo informações sobre perícia médica.
Com esses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avalia se a família ainda se enquadra nos critérios para continuar recebendo os benefícios.
Quando é necessário atualizar o CadÚnico?
Existem três situações principais que exigem a atualização:
- Atualização bianual: A cada dois anos, mesmo sem mudanças, é preciso confirmar os dados no CRAS.
- Por convocação: Quando o governo chama o titular dos benefícios para atualizar as informações em até 30 dias.
- De forma voluntária: Sem ser convocado, o titular pode atualizar dados como mudança de endereço, escola, renda, entre outros.
O governo pode entrar em contato via App Meu CadÚnico, App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário, solicitando a atualização.
Como atualizar o CadÚnico?
Para atualizar o CadÚnico, siga este passo a passo:
- Compareça à unidade do CRAS mais próxima (verifique se é necessário agendamento).
- Solicite a atualização dos dados.
- Responda ao questionário oferecido.
- Apresente documentos de identificação e comprovante de endereço, além de outros documentos pertinentes.
Documentos necessários para atualização
É essencial levar os seguintes documentos ao CRAS:
- Documento com foto do titular e de todos os membros da família.
- Comprovante de endereço.
- Carteira de Trabalho.
- Informes de rendimentos, como holerite, recibo, termo de pensão ou extrato bancário.
- Comprovante de frequência escolar das crianças.
- Carteirinha de vacinação das crianças.
- Carteirinha de pré-natal das gestantes.
A atualização muda a data de pagamento do benefício ou o NIS?
Após atualizar o CadÚnico, muitas pessoas ficam preocupadas se a data de pagamento dos benefícios será alterada. A resposta é não!
O calendário de pagamento é baseado no final do NIS (Número de Identificação Social), que permanece o mesmo após a atualização. Se o benefício estava bloqueado, uma vez atualizado e confirmado, o pagamento é liberado fora do calendário habitual, mas subsequentemente volta a seguir o cronograma regular.