Tupperware já fez produtos para a NASA levar para o espaço e hoje anuncia falência

A marca Tupperware, conhecida mundialmente por seus utensílios de cozinha, enfrenta uma grave crise. 

Em 12 meses, as ações da empresa despencaram mais de 90% na Bolsa de Nova York. Esse colapso reflete a queda nas receitas e a necessidade de renegociar dívidas para garantir a sobrevivência no mercado.

A marca, criada em 1946 pelo engenheiro Earl Tupper, ganhou notoriedade com a “Tigela Maravilhosa”, a primeira com uma tampa para conservar alimentos. A marca se expandiu para mais de 70 países e inovou no modelo de vendas porta a porta, uma estratégia pioneira nos anos 1950, e chegou a até fazer uma parceria com a Nasa.

Tupperware e Nasa

Em 2014, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) desenvolveram o “Veggie”, um sistema para a plantação de vegetais e folhas consumíveis no espaço. Desde então, a Tupperware passou a colaborar para criar um produto que utilizasse menos recursos essenciais, mesmo em um ambiente hostil como é a estação espacial.

O produto, chamado POND, sigla para Passive Orbital Nutrient Delivery System (“Sistema orbital de entrega passiva de nutrientes”, em tradução livre) foi desenvolvido com tecnologia originada na ISS. Essa inovação prometeu transformar a maneira como os astronautas cultivavam alimentos durante missões espaciais de longa duração.

A crise da Tupperware e a queda nas ações

Nos últimos anos, a Tupperware não conseguiu manter a mesma força de mercado. Em 2022, a receita da empresa caiu para US$ 1,3 bilhão, uma queda de 18% em relação ao ano anterior, que resultou num prejuízo de US$ 35,7 milhões. 

Em comparação, em 2013 a receita era de US$ 2,7 bilhões, revelando uma queda notável ao longo da última década.

O impacto foi evidente no valor das ações, que em um ano perderam 94% do seu valor na Bolsa de Nova York. Essa queda significativa gerou preocupações sobre a sustentabilidade da empresa. 

Sem publicar seu relatório anual em 2022, a Tupperware recebeu uma advertência da Bolsa de Valores de Nova York e pode ter seu registro cancelado se não resolver a situação nos próximos meses.

Como estão as operações da Tupperware no Brasil?

A Tupperware chegou ao Brasil em 1976 e, a partir de 2016, o país se tornou seu maior mercado consumidor. Conhecida por oferecer produtos populares como garrafas de água, conjuntos de embalagens de armazenamento e potes com tampas vedadoras, a empresa mantém uma forte presença no mercado nacional.

Segundo Paola Kiwi, presidente da Tupperware Brasil, a operação brasileira continua saudável apesar das turbulências globais. Em sua página no Facebook, ela afirmou que “a produção está a todo vapor” e que “todas as entregas estão em dia”. (via: UOL)

Por que a Tupperware enfrenta dificuldades no mercado moderno?

Especialistas apontam que a Tupperware perdeu parte de sua popularidade devido à saturação do mercado. O forte apelo de vendas porta a porta e a inovação no material plástico não são mais suficientes no contexto atual.

A marca não conseguiu acompanhar as mudanças no perfil dos consumidores. Dependente das suas consultoras, a Tupperware encontra dificuldades em se adaptar ao comércio eletrônico, que não tem sido eficaz em atrair novos clientes, principalmente os mais jovens.

Concluindo, embora a Tupperware ainda possua uma base de clientes fiel, especialmente no Brasil, enfrenta um cenário global desafiador. A durabilidade dos produtos Tupperware, que era uma das suas grandes vantagens, agora se torna um obstáculo para a recompra frequente.

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