O governo federal anunciou uma nova política industrial por meio do programa Nova Indústria Brasil, destinando um expressivo investimento de R$ 20 bilhões para a mecanização da agricultura familiar. A iniciativa, parte da “Missão 1” do programa, tem como meta promover projetos sustentáveis voltados para a segurança alimentar, energética e nutricional.
Os recursos planejados serão direcionados à aquisição de máquinas nacionais destinadas à agricultura familiar, com o horizonte estabelecido até 2033. Dentre as metas ambiciosas do programa, destaca-se a aspiração de atingir 70% de mecanização nos estabelecimentos de agricultura familiar, uma significativa elevação em relação aos atuais 18%. Além disso, o governo estabelece que 95% das máquinas e equipamentos utilizados devem ser de origem nacional, impulsionando a indústria local.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) enfatiza que essa abordagem resultará em ganhos de produtividade para o setor agrícola, ao mesmo tempo em que fortalece a indústria de máquinas no país. A busca pela autonomia na produção de equipamentos é uma estratégia para garantir a sustentabilidade e a eficiência no setor.
Dentro da cadeia agroindustrial, o governo destaca áreas prioritárias, como a fabricação de equipamentos para agricultura de precisão e de biofertilizantes. O MDIC também menciona a possibilidade de financiamentos com recursos não reembolsáveis para produtos de maior valor agregado, baseados em biomassa, melhoramento genético animal e vegetal, e soluções biotecnológicas para nutrição e defesa de plantas.
No escopo do programa, a expansão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reajustes no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e aprimoramentos logísticos como a racionalização das taxas portuárias estão entre as ações planejadas. A ambição do governo é elevar a participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário de 23% para 50% até 2033, consolidando um cenário de crescimento e desenvolvimento para a agricultura familiar no Brasil.