O avanço da tecnologia na agricultura e piscicultura é uma realidade inegável. Em resposta a crescente demanda por alimentos frescos e de qualidade, o setor agropecuário tem buscado alternativas sustentáveis para produção.
Uma dessas inovações é a produção integrada de peixes e vegetais, que passou a ser um novo parceiro em potencial para agricultores e piscicultores de pequeno e médio porte.
Este modelo de produção inovador e sustentável, possibilita o cultivo de peixes e vegetais no mesmo sistema, com a recirculação de água e nutrientes de maneira fechada. Ou seja, nada é desperdiçado, tudo é reaproveitado. Segundo o agrônomo Paulo Carneiro, a simplicidade e eficiência do sistema são seus pontos fortes.
O que é a produção integrada de peixes e vegetais?
É um sistema que combina a aquicultura (criação de peixes) com a hidroponia (cultivo de vegetais sem solo), no qual a água rica em nutrientes, proveniente da criação de peixes, é recirculada e utilizada para nutrir os vegetais.
De acordo com Carneiro, sua aplicação primária é a produção de hortaliças folhosas de pequeno porte, como o alface, agrião, couve e salsa, além de vegetais de médio porte como tomateiros e pimenteiras, e peixes para consumo, como tilápias e tambaquis.
Quais as vantagens desse sistema de produção?
A união de aquicultura e a hidroponia é uma maneira sustentável e eficaz de produzir alimentos de alta qualidade com menores impactos ambientais. Entre as principais vantagens estão o uso otimizado da água, uma vez que a mesma é recirculada constantemente, e o reaproveitamento dos nutrientes produzidos pelos peixes, que servem para nutrir os vegetais cultivados.
Outro ponto positivo é que este sistema permite a semeadura e a produção de mudas vegetais no mesmo local, possibilitando a condução de todo o ciclo de produção no mesmo espaço, o que o torna ideal para produção doméstica, residencial, urbana e periurbana.
A produção integrada de peixes e vegetais é uma excelente opção para países tropicais, como o Brasil, que contam com temperatura e luz solar favoráveis ao desenvolvimento das culturas ao longo de todo o ano. A inovação e a sustentabilidade andam lado a lado quando o assunto é a produção de alimentos. A produção integrada de peixes e vegetais é mais do que apenas uma solução para os desafios ambientais atuais, é um caminho para uma alimentação mais saudável, e um futuro mais sustentável.