A avicultura é um setor desafiador. Para obter resultados satisfatórios, é preciso combinar vários fatores. Dentro desse cenário, a utilização de vitaminas para aves na criação surge como um elemento fundamental.
Você já se questionou sobre a relevância dessa suplementação vitamínica? Quais as consequências que ela pode trazer para sua produção? Existem opções frequentemente recomendadas?
O papel vital das vitaminas para aves
Em um sentido amplo, as vitaminas são compostos que desempenham um papel fundamental na manutenção dos processos biológicos e, portanto, são essenciais para a saúde e crescimento animal, além de impactar diretamente no desempenho da produção.
Na nutrição de aves, elas desempenham funções críticas, participando de rotas metabólicas diretamente ligadas aos processos produtivos e fisiológicos.
Entendendo os benefícios de cada vitamina
A vitamina D, por exemplo, está ligada ao metabolismo de cálcio e à deposição de minerais no esqueleto. Para as aves de postura, ela atua significativamente na formação da casca do ovo e na mobilização dos minerais necessários para fazê-lo. A vitamina E é absolutamente indispensável para a proteção das membranas celulares contra fatores que causam estresse oxidativo.
A vitamina K influencia muito na coagulação sanguínea e nas aves de postura que passam pelo processo de debicagem, se torna fundamental para a recuperação pós-debicagem. As vitaminas do complexo B estão relacionadas com a saúde do fígado.
Várias vitaminas são fundamentais porque participam de reações fisiológicas que são essenciais para a vida do animal. Seria, então, impossível desassociá-las da dieta, já que o seu papel está sempre conectado a algum nutriente – sejam minerais, aminoácidos ou lipídios. Elas funcionam em conjunto, seja facilitando a absorção de nutrientes, seja cumprindo as suas funções no organismo do animal. Em consequência, as vitaminas se correlacionam com os demais nutrientes da alimentação das aves.
Quais são as recomendações para suplementação vitamínica em aves?
Para lidar com este tema de maneira adequada, vamos desvendar alguns mitos e verdades acerca da nutrição de aves. Cada uma das fases ou categorias animais apresentam diferentes exigências nutricionais.
Da mesma forma, a suplementação vitamínica, na maior parte do tempo, é realizada através da ração, seja via premix ou núcleo. Há ocasiões em que, devido à deficiência de algumas substâncias, a suplementação é feita via água de bebida.
É fundamental salientar que, a despeito do tipo de criação, a suplementação deve seguir os níveis requisitados em cada uma das fases. Isso porque aves jovens tendem a apresentar uma exigência mais elevada de algumas vitaminas em relação a aves adultas ou em final de ciclo.
Como os produtos da Vaccinar podem contribuir na avicultura?
Tanto para aves de corte quanto de postura, a Vaccinar tem uma linha de premix, núcleos e aditivos bastante completa, desenvolvida especificamente para atender a suplementação vitamínica ideal para cada fase. Além disso, a Vaccinar tem uma linha exclusiva de premix que se chama VacciBrown HD – o produto foi pensado para aves de postura semipesadas, que são muito utilizadas em criações cuja exigência vitamínica é diferente, devido à sua fisiologia e modo de criação.
Com efeito, é inquestionável que o uso correto de vitaminas para aves, aliado à uma alimentação planejada e balanceada pode levar a impactos extremamente positivos em termos de produtividade na avicultura. Portanto, se você se interessou pelo tema, entre em contato conosco e consulte um de nossos especialistas sobre os benefícios da nutrição na avicultura!