No processo de plantio e cultivo é necessário entender diversos aspectos que interferem na produtividade das plantas. Dentre eles, destaca-se a importância do manejo adequado dos nutrientes. Um exemplo disso é o enxofre, um macronutriente vital para as plantas, com papel estrutural em diversas moléculas, especialmente no grupo dos aminoácidos.
Em cenários onde os solos são arenosos e pobres em matéria orgânica, a adição de enxofre prova-se benéfica, impulsionando a produtividade. Dito isto, este artigo visa abordar a relevância do enxofre para as plantas, principalmente para a cultura do milho e da soja.
Como o enxofre atua nas plantas?
O enxofre atua em vários processos metabólicos dentro da planta. Destaca-se sua contribuição para a formação de proteínas, que são fundamentais para o desenvolvimento de grãos, e para a fotossíntese. É relevante mencionar também que o enxofre contribui para funções fungistáticas, acaricidas e inseticidas das plantas, proporcionando-lhes certa resistência a pragas e doenças.
Por que utilizar o enxofre na lavoura?
Embora a maior reserva do enxofre esteja no solo como S-orgânico, a adição desse nutriente pode incrementar a produtividade, principalmente em solos mais arenosos e pobres em matéria orgânica. O solo, por meio da matéria orgânica, fornece até 90% do total de enxofre requerido pelas culturas agrícolas. No entanto, para garantir uma produtividade ainda melhor, pode ser necessária a adição de enxofre através da aplicação de fertilizantes.
Qual a importância do enxofre para a cultura do milho e da soja?
Em relação à cultura do milho, a extração de enxofre pela planta varia de 15 kg a 30 kg por hectare, para produção de grãos em torno de 5 a 7 toneladas. A carência de enxofre nas plantas de milho manifesta-se pelo amarelecimento do caule e das folhas mais novas.
Já em relação à soja, essa cultura requer em média 10 kg de S para cada tonelada produzida. A carência de enxofre em plantas de soja resulta em folhas mais jovens de cor amarelo pálido, além de as folhas ficarem menores. Portanto, a adubação adequada, fornecendo as quantidades de enxofre necessárias, é fundamental para garantir a produtividade dessas culturas.