“O Rei do Gado” novela produzida pela TV Globo, foi exibida entre 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997, em 209 capítulos, é considerada uma das novelas de maior sucesso de todos os tempos. O folhetim criado e escrito por Benedito Ruy Barbosa foi reexibido em diversas ocasiões, sendo a primeira vez de 15 de março a 13 de agosto de 1999, a segunda no canal Viva de 9 de fevereiro a 28 de novembro de 2011, a terceira de 12 de janeiro a 7 de agosto de 2015 e a mais recente de 7 de novembro de 2022 a 2 de junho de 2023.
A trama chamou a atenção dos telespectadores por suas histórias marcantes e personagens carismáticos. Mas nenhum personagem chamou mais a atenção do que os vilões Olegário (Rogério Márcico), Fausto (Jairo Mattos) e Ralf (Oscar Magrini), que farão parte de uma sequência sangrenta de eventos, chegando a impressionar até o público mais cativado pela trama rural.
No entanto, esta trama atualmente conhecida possui muitos mais elementos a serem descobertos. A começar pelo destino de Ralf, que levará uma surra e será enterrado vivo em uma praia por Marcos (Fabio Assunção), personagem que fará parte de um mistério sobre quem o matou de fato, movimentando boa parte dos últimos cinquenta capítulos da novela na exibição original, disponível na íntegra no Globoplay.
Qual o destino dos outros personagens?
A trama se intensifica com os assassinatos de Caxias (Carlos Vereza) e Regino (Jackson Antunes) por causa da luta de terras, protagonizada pelos sem-terra comandados por Regino e que são constantemente ameaçados pelos jagunços das fazendas vizinhas. Após sofrerem duas perdas enormes, Jacira (Ana Beatriz Nogueira) assumirá o controle do grupo, simbolizando a busca incessante por melhores condições de vida para todos.
Ainda assim, a culpa do crime de Ralf recairá em Orestes (Luiz Parreiras) mas com uma reviravolta, Marcos, o verdadeiro assassino, será condenado apenas por profanar um cadáver e não pelo assassinato. O filho de Bruno (Antonio Fagundes) então prestará serviços comunitários e seguirá a vida tranquilamente ao lado de Liliana (Mariana Lima) e de seu filho.
A tensão escalada pela trama envolvendo a luta entre os sem-terra e os jagunços das fazendas vizinhas é um exemplo sério de como a novela aborda questões sociais relevantes, apesar do caráter popular e de entretenimento. A narrativa se destaca por projetar histórias que podem ser relacionadas aos dilemas contemporâneos e relevantes da vida rural brasileira.
Nas últimas semanas de “O Rei do Gado” teve a resolução do mistério de Ralf e o desfecho da luta de terras tocada por Regino e agora por Jacira. Já em relação a Bruno Mezenga, após o acidente que sofreu durante a reta final da trama e ter sido dado como morto, ele reaparece vivo e termina a novela ao lado de Luana Berdinazzi / Marieta Berdinazzi (Patricia Pillar) e faz as pazes com seu tio Geremias Berdinazzi (Raul Cortez) num desfecho que emocionou o Brasil.