O cientista que popularizou a astronomia: quem foi Carl Edward Sagan?
Hoje, vamos conversar sobre um dos gigantes das ciências, astronômico e literário – Carl Edward Sagan. Reconhecido como um dos mais relevantes cientistas do século XX e autor de mais de 600 publicações e 20 livros, esse astronauta, professor e biólogo deixou um legado incalculável na área da ciência e na percepção coletiva da mesma.
Nascido em Nova York, em 1934, filho de uma família de judeus ucranianos, sua trajetória acadêmica começou em Chicago, onde se graduou em Artes e Ciências em 1955. Após isso, fez mestrado em Física e logo concluiu doutorado em Astronomia e Astrofísica em 1960. A partir desse ponto, não só trabalhou como pesquisador em laboratórios e universidades, mas também participou ativamente dos programas espaciais da NASA, onde suas contribuições foram fundamentais.
Qual foi o impacto do trabalho de Carl Sagan?
Seu trabalho extensivo na NASA incluiu assessorar a histórica missão Apollo 11, liderar expedições e criar a primeira mensagem física enviada ao espaço. Uma das suas realizações mais notáveis é que provou que Titã, uma das luas de Saturno, possuía oceanos de compostos líquidos e que uma das luas de Júpiter poderia ter oceanos subterrâneos, o que potencialmente oportunizava a existência de vida.
Quais foram suas contribuições-literárias?
Além do seu brilhantismo científico, Sagan foi um excelente comunicador da ciência para o público. Ele é o autor do popular livro e série de TV “Cosmos”, que trouxe conceitos científicos complexos de maneira compreensível para os leitores e espectadores. Sua obra “Os Dragões do Éden” passou a ser uma referência na literatura científica, ganhadora do Prêmio Pulitzer de Literatura em 1978, e seu romance “Contato” foi adaptado para o cinema em 1997.
Infelizmente, Carl Sagan faleceu em 1996, com 62 anos, devido a uma pneumonia derivada de um raro câncer na medula óssea. Todavia, mesmo após sua morte, Sagan continua a influenciar e inspirar. Desde 2009, ocorre a celebração do “Carl Sagan’s Day” em 9 de novembro, organizada por diversos grupos em prol do humanismo. Este dia é marcado por eventos de astronomia, feiras de ciências, visitas ao planetário, palestras e outras temáticas ligadas ao universo científico.