Um dos elementos significativos no conjunto de práticas devocionais dos católicos é o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Comum entre religiosos e leigos, é um símbolo externo que demonstra a devoção mariana e possui um profundo significado devocional. Vamos mergulhar um pouco mais na história e importância deste sacramental católico.
A definição tradicional do escapulário, conforme consta no Dicionário Aurélio, situa-o como uma “tira de pano que os frades e freiras de certas ordens trazem sobre o peito”. Normalmente, ao falar de escapulário, a referência é frequentemente ao escapulário da Ordem do Carmo, amplamente reconhecido pela Igreja Católica.
O que é o Escapulário do Carmo?
O Escapulário do Carmo é um sinal de devoção a Maria, mãe de Jesus. Ele é composto por duas peças de tecido marrom de lã, atadas entre si por uma corda. Além de representar uma consagração à Virgem Maria, a quem se espera receber proteção especial e intercessão, ele também simboliza o compromisso com a Ordem Carmelita e seu modo de vida. O uso desse acessório está, inclusive, associado aos Papas do século XX, que demonstraram sua fé e devoção através desta prática.
Qual é o significado do Escapulário?
O Escapulário tem um significado profundo de devoção e compromisso com a vida cristã. Ele remete a uma vida de oração, imitação, presença e prática das virtudes marianas. Ao utilizar o escapulário, um fiel católico não o encara como um amuleto ou uma garantia automática de salvação, mas como um símbolo visível de sua fé e entrega.
Qual o significado do escapulário de nossa senhora do carmo?
Nossa Senhora do Carmo e o significado do Escapulário são de grande importância para o Catolicismo. De acordo com a tradição, o Escapulário é mais do que apenas um amuleto ou instrumento de superstição, o seu uso já foi associado a diversas graças extraordinárias ao longo dos séculos.
A figura central da devoção a Nossa Senhora do Carmo e do Escapulário é São Simão Stock, um monarca que recebeu o Escapulário diretamente das mãos da Virgem Maria. Nascido em uma família ilustre no Condado de Kent, na Inglaterra, em 1165, São Simão viveu uma vida dedicada à fé e à contemplação.
A história do Escapulário do Carmo
O Escapulário do Carmo tem uma história vinculada à visão de São Simão Stock. Segundo a tradição, Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock em 1251, trazendo o escapulário na mão e dizendo: “Hoc tibi et tuis privilegium: in hoc moriens salvabitur”. Em outras palavras, quem morrer usando o Escapulário com devoção não padecerá no fogo do inferno.
A partir do século XV, a devoção ao Escapulário do Carmo começou a ser difundida entre os fiéis. Além de Simão Stock, outros santos como Santo Afonso de Ligório, São Pedro Claver, São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales, entre outros, usaram o Escapulário, reforçando ainda mais sua importância e significado para a igreja católica.
Por que usar o Escapulário?
O Escapulário possui um antigo significado espiritual. É um sinal do compromisso de seguir Jesus, assim como Maria – o modelo perfeito de todos os seguidores de Cristo. O Escapulário também serve para nos lembrar de que encontraremos Deus na vida eterna, através da oração e intercessão de Maria.
Portanto, o Escapulário é muito mais do que apenas um objeto material. Ele carrega consigo uma poderosa representação espiritual e é um lembrete constante do compromisso do cristão em seguir os ensinamentos de Jesus, assim como fez Maria, e de viver em consonância com os princípios do amor e do Evangelho.