A tecnologia tem se tornado um dos pilares do setor agrícola nos últimos anos. Essa revolução digital não se resume apenas a softwares e plataformas avançadas – ela também implica em uma maior modernização dos implementos agrícolas. Estes equipamentos, que são grandes aliados dos agricultores, estão se tornando cada vez mais acopláveis a tratores, evoluindo constantemente para acompanhar as demandas do setor e melhorar a eficiência das tarefas na lavoura.
O número de implementos agrícolas disponíveis no mercado é vasto, incluindo opções como arado, plantadeira, grade, pulverizador e subsolador. Estes podem ser integrados a softwares e sistemas próprios para otimizar sua performance, de modo que cada safra se torne mais produtiva e rentável.
A evolução dos implementos agrícolas
Variados tipos de implementos agrícolas são utilizados no manejo do solo e no manejo da cultura, com a capacidade de aumentar a agilidade dos processos de produção e a rentabilidade dos plantios. Além disso, sua utilização costuma requerer um investimento financeiro menor em comparação com a aquisição de uma nova máquina.
Na busca por responder às demandas do agricultor e às características da agricultura brasileira, os equipamentos e maquinários agrícolas apresentaram evolução constante. Atualmente, eles se integram cada vez mais com diferentes dispositivos e sistemas tecnológicos, permitindo o uso das ferramentas da agricultura digital em todas as operações da fazenda.
Os principais implementos agrícolas
Existem inúmeros tipos de implementos agrícolas que podem ser escolhidos pelos produtores. Dentre os mais comuns, citamos: o arado, que prepara o solo para o plantio de sementes; a semeadora, responsável por depositar as sementes no solo, contando com tecnologias para uma semeadura cada vez mais precisa; a grade, que desempenha funções similares ao arado, mas é usada principalmente para melhorar as condições de semeadura e germinação das sementes; o pulverizador, que aplica defensivos; e o subsolador, que rompe camadas compactadas de terra.
Para além destes, ainda há outros maquinários agrícolas, como ceifadeiras, escarificadores, enxadas rotativas, adubadoras e enfardadoras. Independente da escolha, cada vez mais esses equipamentos apresentam tecnologias integradas para um maior gerenciamento da produção.
Como os softwares otimizam o desempenho dos implementos agrícolas?
A associação entre tecnologia digital e implementos agrícolas abre espaço para um manejo mais eficiente e preciso das operações na lavoura. Isso pode ser feito através de plataformas de agricultura digital, como a Climate FieldViewTM, da Bayer, que permite geração de relatórios, detecção de falhas em tempo real, monitoramento da qualidade da execução do trabalho, acompanhamento da velocidade da máquina e mapeamento da operação. Tudo isso com a praticidade de ter as informações armazenadas na nuvem.
Em suma, a aliança entre tecnologias digitais e implementos agrícolas permite ao agricultor planejar melhor cada dia na lavoura e otimizar seu tempo e recursos, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e eficiente.