Plantar é um hobby estimulante, especialmente quando as mudas são produzidas em casa. Afinal, ver a evolução da planta desde o início é fascinante. Hoje, ensinaremos como você pode cultivar sua própria árvore de abacate, uma experiência satisfatória, principalmente para envolver as crianças, que podem aprender muito com esse processo.
A tarefa é bastante simples e pode ser realizada por pessoas de todas as idades. O melhor de tudo é que o processo é semelhante ao do plantio de batatas. Portanto, se você já tentou plantar batatas antes, plantar abacates será um desafio fácil! Vamos começar?
Como plantar sua árvore de abacate em casa?
Passo 1: Primeiramente, você precisará de um abacate, de preferência orgânico. A escolha por um fruto orgânico é fundamental para evitar problemas com a reprodução, uma vez que os alimentos não orgânicos geralmente passam por processos de mudança genética que podem dificultar o crescimento da planta. Você pode pedir uma fruta de um amigo que tem uma árvore de abacate em casa, pegá-la de uma árvore na rua, ou comprar um abacate orgânico na feira ou supermercado.
Qual o próximo passo para cultivar minha muda de abacate?
Passo 2: Retire a semente do abacate e separe. Você deverá encher um copo com água, colocar três gravetos ou palitos em pontos diferentes da semente e então colocá-la na parte superior do copo, de forma que a água cubra metade da semente. Deixe o copo perto de uma janela onde possa receber luz natural, esse ambiente é essencial para o desenvolvimento da sua futura muda de abacate.
Ficarei acompanhando o processo de crescimento agora?
Passo 3: Agora, você precisa de paciência! O cultivo de qualquer espécie demanda tempo. Entre duas e quatro semanas, os primeiros sinais do broto começarão a aparecer. Nesse meio tempo, troque a água do copo semanalmente e tenha o cuidado de evitar a proliferação de mosquitos no recipiente.
Passo 4: Após o segundo mês, o broto estará robusto e você verá as primeiras folhas. Mantenha a muda no copo até que o broto atinja de dez a vinte centímetros de altura. Neste ponto, é adequado podar algumas das folhas mais antigas e transplantar a semente para um vaso, onde ela continuará a crescer.
Passo 5: Continue acompanhando o desenvolvimento da muda e apenas a retire do vaso quando ela já estiver grande o suficiente e necessitar de um espaço maior para se desenvolver. Por fim, a muda pode ser plantada em seu jardim e, com o passar do tempo, dará frutos deliciosos.
Nota: Lembre-se, a natureza tem seu próprio tempo. Apreciar o processo de crescimento da sua muda de abacate será