A raça Angus, originária da Escócia, tem atraído olhares do mundo inteiro por suas características excepcionais: uma carne de qualidade superior, cheia de sabor e com um equilíbrio perfeito de gordura. É difícil encontrar uma raça bovina que combine de forma tão equilibrada sabor, maciez e suculência em suas carnes. Ao longo deste artigo, iremos abordar os aspectos mais relevantes dessa raça tão popular no Brasil e no mundo.
Com sua origem dispersa entre Aberdeen Angus e Red Angus, a raça Angus se encontra bem difundida em países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. No Brasil, a raça é uma das mais populares para a criação, especialmente na região sul, conhecida por suas extensas pastagens e criatórios de corte. Não é à toa que Angus tem ganhado espaço também no Sudeste Brasileiro, bem como na região Centro-Oeste, através de cruzamentos com a raça Nelore.
Por que escolher a raça Angus?
Além dos atributos já citados, a raça Angus é altamente rentável para os produtores. As vacas são de alta fertilidade, proporcionando um maior número de nascimentos. Além disso, a raça é conhecida por ter um peso de desmama significativo, devido à produção consistente de leite das matrizes Angus.
Animais com genética Angus também são nitidamente eficientes e produtivos; eles ganham peso rapidamente e atingem a idade de abate mais cedo. Todo este conjunto de características formam um “pacote” atrativo para o produtor que visa maior lucratividade.
Como é a qualidade da carne Angus?
Quando falamos de qualidade de carne, a Angus se destaca. A ótima qualidade da sua carne é confirmada por opiniões de autoridades do setor e através de diversos concursos realizados nos principais mercados produtores.
Aptos para atender tanto o mercado interno e o mercado externo, o Angus produz uma carne de alta qualidade, apresentando de 3 a 6 mm de gordura (conforme exigências europeias). A carne marmorizada da Angus é conhecida pela sua maciez e sabor singular.
Qual o valor da genética Angus?
O valor da genética Angus é inestimável. A raça apresenta muitos benefícios para a pecuária de corte. Com a venda de bezerros, touros e outros produtos, os criadores podem obter uma boa lucratividade. Por exemplo, a venda para os frigoríficos parceiros do Programa Carne Angus Certificada pode atingir bonificações de até 10% superiores ao valor de mercado devido à qualidade superior da carne Angus.