5 frases de Pepe Mujica que estão marcadas na história

José Mujica, ex-presidente do Uruguai, é uma figura emblemática conhecida por sua vida marcada por desafios e superações. Ele faleceu nesta terça-feira, dia 13, aos 89 anos.

Mujica, também conhecido como “Pepe”, nasceu em 1935 e se destacou como um líder carismático e humilde. Sua vida política começou como militante do Partido Nacional, mas foi como membro fundador do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros que ele realmente se destacou.

Este grupo de guerrilha urbana foi ativo durante a ditadura uruguaia, realizando sequestros, assaltos e execuções em sua luta contra o regime autoritário.

Cinco das famosas frases de Mujica são:

“Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade”.

“Estou morrendo. O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”. 

“Quando deixamos a existência do aborto no mundo clandestino, quem deixamos em maior risco são as mulheres”. 

“Tive que aguentar 14 anos em cana (…) Nas noites que me davam um colchão eu me sentia confortável, aprendi que se você não pode ser feliz com poucas coisas você não vai ser feliz com muitas coisas. A solidão da prisão me fez valorizar muitas coisas”.

“Ocupamos o templo com deus mercado, que nos financia em parcelas e cartões a aparência de felicidade”.

Como a prisão moldou a filosofia de vida de Mujica

José Mujica passou 14 anos na prisão, muitos dos quais em condições de isolamento extremo. Durante esse período, ele desenvolveu uma filosofia de vida baseada na simplicidade e na valorização das pequenas coisas. 

Em suas próprias palavras, Mujica afirmou que a solidão da prisão o ensinou a ser feliz com pouco, uma lição que carregou para o resto de sua vida.

Após sua libertação, Mujica se dedicou à política, eventualmente se tornando presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante seu mandato, ele ficou conhecido por seu estilo de vida austero, optando por viver em uma modesta chácara em vez de na residência presidencial. 

Posição de Mujica sobre o aborto

José Mujica sempre foi um defensor dos direitos das mulheres e da legalização do aborto. Em uma entrevista à Folha em 2014, ele expressou sua preocupação com os riscos associados aos procedimentos clandestinos, argumentando que a legalização poderia salvar vidas.

Para Mujica, a questão do aborto era uma questão de saúde pública e direitos humanos, e ele acreditava que manter o procedimento na clandestinidade colocava as mulheres em perigo.

Durante seu governo, o Uruguai avançou em várias reformas sociais, incluindo a legalização do aborto, que foi um passo significativo na proteção dos direitos das mulheres. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.